A horta vertical de garrafa pet é uma ótima forma de reutilizar as garrafas que normalmente vão parar nos lixões e nos rios e ainda decorar aquela parede externa sem muita utilidade! É sustentabilidade, praticidade e beleza!
Materiais necessários
- Garrafas pet do mesmo tamanho. De no mínimo 2 L
- Fio ou cabo resistentes, como arame, fio elétrico ou outro similar. Lembre-se de utilizar um cabo bem resistente, pois com o tempo e o peso, se o cabo não for resistente, ele se romperá e todo seu trabalho e sua horta irão para o chão!
- Pregos ou parafusos grandes
- Martelo
- Tesoura
- Algo pontudo, como chave Philips ou similar
Como fazer
1 – Utilizar apenas garrafas do mesmo tamanho e, de preferência, de pelo menos 2 L.
2 – Fazer os furos nas duas pontas da garrafa. Os furos devem ficar bem próximos da tampa e do fundo da garrafa, onde o plástico é mais duro (mais abertos do que na imagem ao lado). Os dois furos devem ser feitos “na mesma reta”, para que o fio fique reto e não fique raspando na garrafa.
Os furos devem ser apenas do tamanho suficiente para passar o fio ou cabo que será usado, não deixando muita folga, para assim evitar que a água passe por eles.
Uma dica é utilizar as linhas da garrafa como referência. Normalmente as garrafas pet possuem duas linhas, uma de cada lado, que a atravessa horizontalmente. Use essa linha como referência e faça os furos bem em cima delas ou no meio de ambas.
um exemplo de como deve ficar a garrafa depois de cortada.
3 – Agora é a hora de cortar a parte em que as plantas serão plantadas. A parte recortada deve ter aproximadamente 12 cm largura e 15 cm de comprimento (as medidas dependem do tamanho das garrafas). Levando em conta os furos já feitos, pense em como a garrafa ficará pendurada na parede, a parte recortada deve ficar voltada para cima (e não inclinada).
4 – Faça um ou dois furos na parte oposta da abertura que acabamos de fazer, é o furo para sair a água, que irá cair na garrafa de baixo.
![horta-vertical-de-garrafa-pet](http://ecohospedagem.com/wp-content/gallery/melhores-praticas/horta-vertical-de-garrafa-pet.jpg)
Em seguida faça mais um ou dois nós em cada cabo. Mas atenção, os nós devem ficar na mesma altura e com uma distância adequada da garrafa que já foi colocada. Coloque então a segunda garrafa.
E siga assim, com quantas garrafas quiser. Lembrando apenas que os nós tem que ficar na mesma altura, se não a horta ficará torta. E evite de colocar muitas garrafas em uma mesma fileira, pois o peso será bem grande.
6 – Prenda as fileiras na parede escolhida. Use pregos ou parafusos grandes, pois o peso, depois de colocada a terra, será bem grande.
7 – Pronto! Coloque a terra e as plantas que desejar. Lembre-se de colocar uma camada de pedras de argila ou jornal no fundo das garrafas, para permitir que a água escorra.
Blogs dessa qualidade são os que enriquecem esse recurso tecnológico chamado internet. Equilibram, em parte, a crise por que passa os caminhos desse imenso universo onde, infelizmente, trafegam matérias banais, que nada constroem, que nada somam...
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa do "Mundo Melhor"!