terça-feira, 30 de outubro de 2012

ANIMAIS EM EXTINÇÃO


Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento!
O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta. Eis alguns deles:

Lista de animais em extinção no Brasil

1- Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração.


2- Onça-pintada:Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.

3- Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.

4- Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.

5-  Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Horta com Garrafas PET


A horta vertical de garrafa pet é uma ótima forma de reutilizar as garrafas que normalmente vão parar nos lixões e nos rios e ainda decorar aquela parede externa sem muita utilidade! É sustentabilidade, praticidade e beleza!

Materiais necessários

- Garrafas pet do mesmo tamanho. De no mínimo 2 L
- Fio ou cabo resistentes, como arame, fio elétrico ou outro similar. Lembre-se de utilizar um cabo bem resistente, pois com o tempo e o peso, se o cabo não for resistente, ele se romperá e todo seu trabalho e sua horta irão para o chão!
- Pregos ou parafusos grandes
- Martelo
- Tesoura
- Algo pontudo, como chave Philips ou similar

Como fazer


1 – Utilizar apenas garrafas do mesmo tamanho e, de preferência, de pelo menos 2 L.

2 – Fazer os furos nas duas pontas da garrafa. Os furos devem ficar bem próximos da tampa e do fundo da garrafa, onde o plástico é mais duro (mais abertos do que na imagem ao lado). Os dois furos devem ser feitos “na mesma reta”, para que o fio fique reto e não fique raspando na garrafa.
Os furos devem ser apenas do tamanho suficiente para passar o fio ou cabo que será usado, não deixando muita folga, para assim evitar que a água passe por eles.
Uma dica é utilizar as linhas da garrafa como referência. Normalmente as garrafas pet possuem duas linhas, uma de cada lado, que a atravessa horizontalmente. Use essa linha como referência e faça os furos bem em cima delas ou no meio de ambas.
um exemplo de como deve ficar a garrafa depois de cortada.


3 – Agora é a hora de cortar a parte em que as plantas serão plantadas. A parte recortada deve ter aproximadamente 12 cm largura e 15 cm de comprimento (as medidas dependem do tamanho das garrafas).  Levando em conta os furos já feitos, pense em como a garrafa ficará pendurada na parede, a parte recortada deve ficar voltada para cima (e não inclinada).

4 – Faça um ou dois furos na parte oposta da abertura que acabamos de fazer, é o furo para sair a água, que irá cair na garrafa de baixo.

horta-vertical-de-garrafa-pet5 – Agora uma das partes mais trabalhosas. Corte os dois cabos ou fios com a altura aproximada da parede em que a horta ficará. Faça um ou dois nós, um em cima do outro, na ponta de cada um deles e passe a outra extremidade pelos furos da primeira garrafa.
Em seguida faça mais um ou dois nós em cada cabo. Mas atenção, os nós devem ficar na mesma altura e com uma distância adequada da garrafa que já foi colocada. Coloque então a segunda garrafa.
E siga assim, com quantas garrafas quiser. Lembrando apenas que os nós tem que ficar na mesma altura, se não a horta ficará torta. E evite de colocar muitas garrafas em uma mesma fileira, pois o peso será bem grande.

6 – Prenda as fileiras na parede escolhida. Use pregos ou parafusos grandes, pois o peso, depois de colocada a terra, será bem grande.

7 – Pronto! Coloque a terra e as plantas que desejar. Lembre-se de colocar uma camada de pedras de argila ou jornal no fundo das garrafas, para permitir que a água escorra. 



Dicas Verde, Horta

Há coisa mais bacana que ensinar seus filhos a plantar vegetais em casa, e mostrar a eles que a natureza é importante e deve ser preservada não é! Pois bem, uma das formas de combater o aquecimento global, é comprar sua alimentação o mais próximo de sua casa o possível, (ou seja de produtores locais) pois quanto maior é a distância da produção dos vegetais, verduras e frutas for, maior o consumo de combustível e maior o impacto dos alimentos no meio ambiente. Não é isso que você gostaria de ver não é!

 E para cada um dar sua contribuição, produzir seus próprios vegetais e legumes, é uma bela forma de emagrecer de forma saudável e ecológica. Por aqui, mostramos como você pode construir uma pequena horta orgânica em casa com pouco espaço e com materiais que você encontra em qualquer casa de material de jardinagem ou construção.

O material é simples, e a forma de produzir é fácil. Você corta um cano de PVC de 90mm ao meio e o preenche com terra, e mais algumas sementes de alface, e você terá sua horta orgânica.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reciclar: bom para a natureza, bom para todos!



Reciclar é uma atitude boa para o meio ambiente e também para você. Tendo esta ação positiva, você trará benefícios econômicos a alguém e também prestará um bem a natureza. Com medidas simples no seu dia você consegue fazê-los, sem gastar muito de seu tempo. Basta boa vontade e desejo de ajudar o planeta e o próximo.
A reciclagem torna-se cada vez mais comum. No entanto, a maior parte do lixo ainda vai para lixões e não é reciclado. O Brasil tem um dos maiores índices de lixo reciclado do mundo, devido ao fato da reciclagem ser fonte de renda para muitas famílias, o que faz com que o número de lixo coletado que vai para a reciclagem aumente.Para você ajudar a essas pessoas que vivem da reciclagem e também beneficiar a natureza, basta separar o lixo que pode ser reciclado dos demais e levar até uma cooperativa que venda o lixo para ser reciclado ou então dá-lo a uma pessoa que faça a coleta.
Produtos feitos de plástico, papel, papelão, vidro, metal entre outros podem ser reciclados. Ou seja, produtos como as garrafas plásticas, latas de alumínio, caixas de papelão podem ser doados para que sejam reciclados. Caso esteja em dúvida se o produto tem pode ser reaproveitado através da reciclagem, verifique se em sua embalagem há o símbolo internacional da reciclagem, que é formado por três flechas formando um ciclo.
Ao por para reciclar folhas de papel, você poupa árvores de serem cortadas e transportadas, o que significa menos emissão de poluentes por parte das fábricas e veículos de transporte e mais arvores no planeta. Isto representa uma ajuda e tanto para a luta contra o aquecimento global. O mesmo se dá com os outros materiais que podem passar por essa reutilização. O vidro, por exemplo, é 100% reciclável. Além do mais você contribui para o sustento de famílias que vivem da coleta de lixo. Por esses fatores é que o simples fato de separar o lixo hoje em dia se torna fundamental. Saiba conforme cada cor de lixeira o lixo que deve ser jogado:

• Azul: papel/papelão
• Vermelho: plástico
• Verde: vidro
• Amarelo: metal
• Preto:madeira
• Laranja: resíduos perigosos
• Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
• Roxo: resíduos radioativos
• Marrom: resíduos orgânicos
• Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.

sábado, 20 de outubro de 2012

Dicas para preservação do meio ambiente



O meio ambiente não é somente a natureza, mas sim onde quer que nós vivamos, se poluímos a natureza, estamos nos poluindo, precisamos dela como método de sobrevivência.
A preservação do meio ambiente é algo que é bem notado para nós, nos últimos anos fomos esquecendo a sua importância, o resultado? Aquecimento global.

Se todos tomarmos consciência com atitudes simples, podemos reverter o caso, veja algumas dicas:
1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBIDA, sem falar que ela ajuda na filtração do oxigênio, e na beleza da casa.
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
3. Não altere cursos De água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.
4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.
5. Respeite os períodos de proibição da pesca, se não, não teremos peixes, e esses entrarão em extinção.
6. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa, na floresta eles serão bem mais úteis, se reproduzindo, afastando o risco de ameaças.
7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos, eles são importantes para a garantia do bioma.
8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro, se não tiver procure a prefeitura e faça a reclamação.
9. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo.
10. Recicle ou reaproveite tudo o que puder, garrafas pets, vidro, plástico, papel, …
11. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitado ou reciclado, assim enviaremos menos lixo pra natureza digerir.
12. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé, ou de preferência para veículos comunitários.
13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual, além de fazer mal pra saúde, acaba sendo poluente ao meio ambiente.
14. Use menos veneno em sua lavoura ou horta, alimentas saudáveis sempre, sem agrotóxicos.
15. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto, eles poluem os rios e matam os peixes.


16. Não desperdice água. Um dos recursos mais importantes que está sendo ameaçado devido a falta do uso consciente.
17. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
18. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
19. Cuide da higiene e da sua saúde, comendo coisas saudáveis.
20. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

Pinte Seu Telhado E Sua Laje De Branco E Reduza O Calor Da Sua Casa



Mas aí você me pergunta. Mas para que você pintairia sua laje ou telhado de branco?
A resposta é simples. A cor branca reflete quase que a totalidade dos raios solares que fazem a sua casa literalmente virar um forno. Imagine uma pedra que fica dentro de um forno o dia inteiro e que após horas você a tira. O que você acha que vai acontecer? Certamente se você imaginou que ela começaria a esfriar, acertou, mas ela vai demorar e muito para perder todo o seu calor interno.
Com a sua casa é a mesma coisa. Ela fica exposta o dia inteiro ao sol, e a noite começa a liberar todo o calor que acumulou, e com isso você tem aquele nítida e calorosa impressão que está no deserto do saara. Mas diga-se de passagem. Pode ser até pior.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Coisas Simples, Grandes Ideias



todos nos podemos ajudar, façamos a nossa parte, a natureza agradece.

Compare Os Tipos De Lâmpadas E Economize Energia E Dinheiro

  Como sabe-se, a revolução energética começou há tempos, mas você sabia que muitas pessoas ainda não conhecem as lâmpadas eletrônicas que são muito mais econômicas? Pois é! Apesar de todos os esforços, uma parcela significativa da população mundial ainda desconhece o conceito de economia de energia. Mas nem tudo é notícia ruim. Veja este comparativo magnífico que mostra a diferença entre elas.
Há mais ou menos 8 anos atrás quase ninguém conhecia as lâmpadas fluorescentes, agora chega a hora das novas lâmpadas led que consomem pouca energia e que possui o mesmo poder de iluminação. Além disso elas não esquentam nada o ambiente, o que faz você economizar ainda mais com ar condicionado ou ventilador.

O custo inicial das novas lâmpadas realmente é mais alto, porém o custo ao longo do tempo é diluído pois compare, uma incandescente com uma led, você economizaria cerca de R$ 38,67 simplesmente trocando uma lâmpada. Compare !!
Agora, abra sua mente e não pense que é só uma economia de dinheiro para você, lembre-se que com esse pequeno passo você estará economizando água, díesel, carvão, gás e outras formas de geração de energia que é utilizada no Brasil e pelo mundo afora. A economia é em grande escala e os benefícios são para todos pois economia de energia é salvar florestas e água. Só isso já vale o sacrifício.

Como Fazer Um Suporte Para Celular Com Potes De Shampoo Reciclados

Lá em casa, normalmente nós utilizamos o carregador de celular simplesmente conectando o celular no carregador e carregador dor na tomada e nada mais. Mas ele fica lá jogado pelos cantos, sozinho e tristeo que muitas vezes ocasiona tombos, arranhões e quedas terríveis, principalmente se você tiver um pimpolho de 3 aninhos. Porém agora é muito mais fácil deixá-lo em segurança, pois este suporte para celular é fantástico e o mais interessante. É feito com pote de Shampoo reutilizado
Você não precisará fazer quase nada, será necessário apenas um pote de shampoo, uma tesoura, algum papel de presente e cola.  O restante do passo a passo é apenas arte e a forma que você deseja que fique o seu suporte. O básico você já vê na figura agora.